quarta-feira, 25 de abril de 2012

Debate expõe natureza do Poder Judiciário


O debate Por que o Poder Judiciário Está na Berlinda foi uma lição de História, Direito e Filosofia para a continuidade da busca de uma relação social mais justa, solidária e humana. E apontou a raiz do problema do Poder Judiciário na atual sociedade brasileira. Quem não pôde comparecer para ver o diálogo entre o físico e jornalista Raimundo Pereira e o filósofo do Direito Alysson Leandro Mascaro, mediado pelo Doutor em Direito e Professor de Direito Constitucional Matheus Felipe de Castro no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo - Fazendo Escola na noite de sexta-feira, 20 de abril, ou não pôde assistir ao vivo pela TV Floripa, o canal comunitário de Florianópolis, ou a transmissão ao vivo pela internet, pode rever o conteúdo editado no link desta página.
O debate foi aberto com uma mesa oficial, em que falaram o coordenador do Conselho Científico do Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo, professor Herval Pina Ribeiro. Depois, fizeram rápidas intervenções Cláudio Del Prá Netto, presidente do Sindicato dos Servidores no Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (SINJUSC), e Volnei Rosalen, presidente do Conselho Diretor do Centro.
A mesa de trabalho da noite foi convocada pelo coordenador Matheus Felipe de Castro. Ele recebeu Raimundo Pereira, que abordou questões nacionais, como o pagamento de juros pelo Brasil, e escândalos. O professor Alysson Leandro Mascaro desvelou o motivo pelo qual o Poder Judiciário está na berlinda: o sistema produz este Poder, e não será mudando o Judiciário, em partes ou no todo, que deixará de ser o que é. Precisamos, defendeu Mascaro, de uma sociedade sem classes para então superar as crises do sistema e, portanto, dos seus poderes. Ao contrário, as crises continuarão existindo.
(Legendas das fotos, de Rubens Lunge, de cima para baixo /Professor Herval Pina Ribeiro palestra sobre o trabalho e os trabalhadores, na abertura, observado por Volnei Rosalen, Cláudio Del Prá Netto e Matheus Felipe de Castro/ /Raimundo Pereira e Matheus Felipe de Castro/ /Alysson Leandro Mascaro: o Poder Judiciário repete o sistema/ /Servidores do Rio Grande do Sul (foto 4) e da Bahia (foto 5) também participaram do debate)